Entendendo a Nomenclatura do Reiki

De forma a entender as diversas formas e nomes vinculadas ao Sistema Reiki temos:

1- Na época de Sensei Mikao Usui, ele chamava ao seu sistema de Shin Shin Kaizen Reiki Rhyoho

2- Com o passar do tempo, as pessoas, em especial no ocidente, passaram a chamar este sistema apenas por Reiki. Com isto, perde-se a percepção de se tratar de um caminho que vai além da cura, um caminho espiritual de iluminação.


3- A partir da morte de Takata, várias outras vertentes de Reiki começaram a surgir e com diferentes nomes, diferentes tipos de sintonização, diferentes formas de uso da energia. Os Mestres independentes começaram a unificar conhecimentos de outros caminhos, a que dominavam, ao Reiki e isto gerou escolas : gendhai Reiki, Reiki Arco-Íris, Reiki Shamânico, Reiki Tântrico e muitas
outras.


4- A partir deste fato e de forma a se entender que se falava do sistema trazido pela Sra Takata, e portanto, mais próximo ao que era divulgado e praticado por Sensei Mikao Usui o sistema passou a ser denominado Reiki Usui.


6- Quando se referia ao sistema Reiki Usui tinha-se a intenção de se referir à forma tradicional de ensino de Reiki, trazida por Sra Takata. Por este motivo, as pessoas passaram também a se referir a este sistema como sistema tradicional de Reiki- Reiki Usui. Observe-se aqui, que a palavra tradicional não se referia à forma ensinada por Sensei Mikao, mas à forma como era preconizada por Sra Takata e depois pela Reiki Alliance, apenas para diferenciar dos demais sistemas oriundos deste.


7- Do Sistema Usui (ocidental) nasceram outros sistemas. Alguns destes outros sistemas apenas tomaram caminhos paralelos, outros ficaram vinculados à aprendizagem do Sistema Usui, como pré requisito, tais como o Reiki Karuna e o Seichim Reiki.


9- Um dos sistemas mais conhecidos e muito próximo ao Sistema Usui é o Sistema Usui Tibetano.Após a morte da senhora Takata, duas associações deram seguimento aos seus ensinamentos: Radiance Technique formada por Barbara Weber Ray (que fundou também a America Internacional Reiki Association- AIRA-) e a Reiki Alliance sob o comando da neta da Sra Takata, Phyllis Lei Furumoto, que se manteve fiel aos ensinamentos de Sra Takata, Usui Shiki Ryoho.

 

A sobrinha de Takata, Iris Ishikuro, deu início aos Mestres Independentes, uma vez que começou a divulgar o Reiki fora das duas associações e cobrando um valor diferenciado daquele cobrado por ambas associações( 10.000.US pelo Mestrado) Além de ser Mestre em Reiki ela dominava uma técnica de cura tibetana. Sra Ishiburo era Gran Mestra de Johrei. Supõe-se ter sido ela a ter
incorporado ao Reiki Ocidental o DKM como símbolo de Mestre.

Arthur Robertson foi formado Mestre por Sra Ishiburo. Juntos eles formaram muitos mestres de Reiki e expandiram o sistema.


Robertson era professor de xamanismo tibetano e conhecia vários símbolos sagrados de cura e um processo de sintonização parecido com o do Reiki. Combinou ambos os sistemas e criou um novo estilo de Reiki, o Raku Kei. Entretanto, ele continuou ensinando ambos os estilos, o Raku Kei e o Usui Shiki Ryoho, separadamente.


William Lee Rand, em 1989, fez a junção destes dois sistemas e formou um dos mais difundidos sistemas de Reiki no Ocidente, o Usui Tibetano. Nas palavras do próprio autor: "Este sistema manteve os 4 símbolos Usui ensinados por Sra Takata e adicionou os símbolos tibetanos totalizando 6 símbolos e a respiração violeta ensinados por Robertson ". O Reiki Usui Tibetano traz também o ensinamento do Alinhamento de Cura.

Assim, o sistema Reiki Usui se difere do Reiki Usui Tibetano por:

a- Sintonização: Enquanto o Sistema Usui exige quatro sintonizações no nível I, motivo pelo qual o curso é obrigatoriamente realizado em dois dias, o Sistema Usui Tibetano exige apenas uma sintonização em todos os níveis e pode, portanto, ser ensinado em apenas um dia, no nível I.


b- Técnicas: O Sistema Usui apresenta o tratamento segundo o sistema de chacras em oito ou doze posições obrigatórias. O Sistema Usui Tibetano, também usa e ensina o Sistema de Chacras, mas acrescenta no nível III-A as técnicas de Respiração Violeta e Alinhamento de Cura.


c- O Sistema Usui divide seu ensinamento em três níveis: Reiki I, Reiki II, Reiki III, sendo o Reiki III o nível para formar Mestres. O sistema Usui Tibetano divide seu ensino em Reiki I, Reiki II, Reiki III. O nível III, por sua vez é dividido em Reiki III-A e Reiki III-B.


Obs.: Ultimamente, alguns Mestres do Sistema Usui têm também dividido o nível III em III-A e III-B, de forma a ensinar o símbolo deste nível -o DKM- aos alunos, que o usam em seu tratamento de Sistema de Posições/Chacras.

d- O Sistema Reiki Usui apenas apresenta os símbolos aos alunos no nível II. No Sistema Reiki Usui Tibetano, há diferença entre os Mestres. Enquanto alguns só apresentam os símbolos no nível II, outros apresentam o CKR já no nível I. As motivações para esta escolha de conduta são diferentes. No sistema Usui, não se sintoniza as mãos em nenhum símbolo no Reiki I, no Sistema Usui Tibetano O CKR é implantado nas mãos e dedos já no nível I. Os Mestres do Sistema Usui Tibetano que optam por apresentar os símbolos apenas no nível II, o fazem por acreditarem que os alunos necessitam uma maior maturidade na energia para terem consciência no uso destes portais.


e- Em termos de técnicas, o sistema Usui Tibetano ensina todas as técnicas ensinadas no Sistema Reiki Usui e ainda as técnicas de Respiração Violeta e alinhamento de Cura.

 

SOBRE AS TÉCNICAS JAPONESAS.

À época de Sensei Mikao, além das tradicionais formas de tratamento do Byosen (para problemas físicos ) e SHK Shiryo (para problemas emocionais e mentais), Mikao ensinava ainda o uso de algumas técnicas que considerava muito úteis: Reiki pelo olhar, pelo sopro, técnica de banho seco, tapinhas, massagem, técnica de Reiki à distância, dentre outras. A estas, Dr Hayashi acrescentou o Ketsueki Kokan. Quando o Reiki chegou ao ocidente, através de Takata, e à medida que se propagava os tratamentos através do sistema de chacras, elas foram mais e mais separadas dos cursos formais e tradicionais. Alguns mestres simplesmente não se referiam mais a estas formas de tratamento, se fixando apenas no sistema de chacras, outros passaram a ensiná-las em um novo curso denominado Reiki -Técnicas Japonesas.


Hoje, com o acesso de muitos mestres a estas técnicas, alguns deles passaram a incorporar algumas delas em seus cursos de Reiki Usui ou Usui Tibetano.

 

SITUAÇÃO ATUAL DO REIKI NO OCIDENTE.

Com a morte da Sra Takata e o aumento de Mestres de Reiki Indepentes ( que trabalham de forma mais autônoma e livre) o ensino do Reiki perdeu uma unificação de conduta, ensino e contéudo programático. Esta unificação de conduta e conteúdo seguem apenas naqueles sistemas que têm sua metodologia patenteada (registrada), por exemplo o Reiki Karuna. Nestes casos, a forma de ensino e o conteúdo de ensino é seguido por todos os mestres autorizados.

 

O REIKI NO JAPÃO

Quando Sensei Mikao fundou a Associação Usui Reiki Rhyoho Gakkai, ele se referia ao Reiki como Shin Shin Kaizen Reiki Rhyoho. Com o tempo e por economia das palavras os próprios membros da Associação e seus Mestres começara a chamar o sistema apena de Reiki.


Após a Segunda Guerra Mundial, tratar através do Reiki era permitido apenas a quem era médico ou acupunturista. A Usui Reiki Rhyoho Gakkai passou a ser uma Associação fechada e o reiki praticado apenas entre seus membros. O que na época de Sensei Mikao era praticado por milhares de pessoas passou a ser praticado muito discreta e secretamente, entre amigos e familiares.


Por conta deste panorama o ensino do Reiki no Japão começou a ser ministrado pelos Mestres Ocidentais segundo o formato ensinado no ocidente ( sistema de posições ensinado por Sra Takata). Imaginava-se que não havia mais Mestres seguidores e da linhagem direta de Sensei Mikao.

 

A partir de 1995, através de uma grande coincidência, o Reiki conforme ensinado na época de Sensei Mikao, a Usui Reiki Rhyoho Gakkai e os ensinamentos originais de Dr Hayashi começaram novamente a vir à tona. O primeiro contato veio através de uma paciente de Shizuko Akimoto, uma aluna de Frank Arjava Petter, que levou à Fumio Ogawa, segundo presidente da Associação e depois, em outra coincidência, através de um aluno do Reiki ocidental com Tadao Yamaguchi, cuja mãe fora aluna direta de Dr Hayashi. Assim, algumas informações sobre o Reiki Original, à época de Sensei Mikao e Dr Hayashi chegaram ao Ocidente.

Atualmente a Usui Reiki Rhyoho Gakkai ainda não recebe nenhum ocidental. De dois anos para cá decidiram que não recebem nenhum membro novo na Associação.

Por sua vez, o ramo dos Yamaguchi, a pedido de alguns Mestres Ocidentais, formaram a Associação Jikiden Reiki que objetiva expandir os conhecimentos de Reiki segundo e seguindo o mesmo formato dos ensinamentos de Dr Hayashi. O Presidente e Vice Presidente desta associação vêm visitando vários países ocidentais introduzindo e expandindo dentre nós a forma original de ensino e uso do Reiki à época de Dr Hayashi.

Desenvolvimento, Hospedagem e Manutenção IBS WEB .'.