Diferenças Básicas nos Tratamentos e Ensino de Reiki no Japão e no Ocidente

1- No Japão ( entenda-se na época de Dr Mikao e Dr Hayashi), o Reiki é usado apenas para CURA. Usava-se se tratar com Reiki quando havia um problema físico ou emocional/mental( hábitos). Não havia a prática de auto-tratamento diário como no Ocidente, sem que houvesse necessidade real disto, embora sempre sugerido que se vivenciasse o Reiki . Para manter o nível vibracional, acalmar os sistemas, estar em paz, caminho espiritual a receita básica é a vivencia e o mantrar os princípios e a meditação Gassho diária. No ocidente, uma vez que a prática da Meditação e Vivência dos Princípios do Reiki não são estimuladas, usa-se a auto-aplicação diária, independente de se haver um problema de desequilíbrio real em alguns dos corpos. Através da Prática diária, todo os sistemas e corpos são energizados constantemente e desta forma, o equilíbrio se restabelece completamente. Também através da auto-aplicação diária a sensibilidade das mãos e a sensibilidade para perceber o movimento da energia vai aumentando constantemente. Desta forma, no Ocidente, a aplicação em terceiros também se estendeu para situações em as pessoas apenas querem relaxar mais profundamente.

2- Uma vez que se tratava de objetivar curas, no Japão, o tratamento não se mistura.


a. Se o problema for um problema físico- Trata-se pelo Byosen
b. Se se tratar de um problema emocional ou mental, também uma cura de hábitos- usa-se o Sei Heki Chiryo.

Por este motivo, era pré-requisito que o aluno tivesse sensibilidade suficiente nas mãos para perceber o fluxo da energia e o bloqueio da energia no corpo, de forma a começar a aprender as técnicas de Reiki.

Diferenças entre Dr Mikao e Dr Hayashi e o ocidente

1- Sensei Mikao:


a. costumava ensinar em seus cursos ( apenas quando o aluno estava preparado para isto), o byosen, o reiki pelo olhar, o sopro do Reiki, o kenyoku, o Reiki Ho, técnicas de acupressura, alisamento,
capotagem, respiração para acalmar o espírito. No nível I o aluno recebia também o Manual de Reiki, que trazia as posições mais aconselháveis para cada problema de saúde.
b. Apenas após os alunos saberem o uso perfeito do byosen, estar vivendo já conforme os Princípios do Reiki e estar entusiasmado pelo Reiki, os alunos podiam fazer o Reiki II.

2- Dr Hayashi:


a. Usava diferentes formas se em sua cidade de moradia ou se viajasse para dar cursos

i. Se em sua cidade, seguia os mesmos critérios e formatos que Mikao
ii. Se viajasse, ensinava Reiki I e II em um só momento. Reiki I em três dias, Reiki II em dois dias. Para isto os alunos eram devidamente preparados anteriormente, participando de reuniões com Reikianos mais antigos e vivenciando os Princípios e a Meditação Gassho.

b. Em seus cursos, quando viajava, ensinava: Byosen, Ketsueki Kokan no nível I, Reiji-Ho, Meditação Gassho ( já praticada antes de sua chegada). Sei Heki Chiryo e Tratamento a distância no Nível II. Hoje, o Jikiden Reiki procura seguir este formato de ensino, tal como Sra Chyioko recebeu sua formação diretamente de Dr Hayashi.
c. Também Hayashi entregava aos alunos um manual de ensino com as diversas posições para diversas doenças. Este manual era bastante similar ao Manual de Sensei Usui.

 

3- No Ocidente:

a. No início dos tempos, Dr Hayashi vinha constantemente ao Ocidente( Hawai) ensinar o Reiki e o fazia como em outros locais.
b. Após Takata receber autorização para ensinar Reiki I e II, as diferenças começaram a acontecer.


i. O Reiki começou a ser apresentado como Técnica de Cura e não como um Caminho Espiritual. O entendimento de um método de Tratamento Espiritual de Cura foi se perdendo ao longo do Tempo.
ii. Como no Ocidente a prática de Cura é apenas autorizada aos da área da Saúde, gradativamente o Reiki passou a ser apresentado como uma prática complementar de cura e uma técnica de relaxamento.
iii. Os pilares do Reiki (Gokai, Meditação Gassho e Reiji Ho) foram gradualmente esquecidos.
iv. Devido ao exposto nos itens II e III, não cabia mais o ensino do Byosen. Sra Takata então trouxe o sistema de 12 posições, que depois os Mestres Independentes passaram a 08 posições. Alguns Mestres formados por ela, entretanto, ainda seguem a linha de Byosen, por terem recebido estes ensinamentos.
v. Gradualmente também as técnicas ( hoje consideradas Técnicas Japonesas) foram deixando de fazer parte do ensino do nível I e II. Alguns mestres ensinam estas técnicas em cursos denominados Técnicas Japonesas de Reiki.

c- No início do Ensino, Sra Takata repassava os ensinamentos em até três níveis apenas. Reiki I, II e III ( Mestrado). Após sua morte e com a divisão dos Mestres formados por ela entre a Reiki Alliance e a Reiki Radiance, isto se modificou. Reiki Alliance manteve o ensino em três níveis apenas. Reiki Radiance passou dividir o o ensino do Reiki em sete níveis.

d- Poucos anos depois começaram a existir os Mestres de Reiki independentes, que não estavam filiados a nenhuma das duas associações. Alguns por não quererem praticar o usual, relativo a valores pelos cursos, outros por não concordarem com o currículo dos cursos. O ensino do Reiki então seguiu e se expandiu de forma desordenada e muito livre. Cada Mestre decide o conteúdo Programático de seu curso ( embora haja sempre um contéudo mínimo preservado por todos) e sua prática de remuneração.

1- Como resultado, diferentes linhas de Reiki se desenvolveram pelo mundo
2- Alguns Mestres dividiram o Nível 3 em 3-A e 3-B.
3- O símbolo do Mestre à época de Sensei MiKao e Dr Hayashi, não mais são apresentados como Símbolos do Mestre. Passaram a ser utilizados nos tratamentos. Foi introduzido o DKM como Símbolo de Mestres no Reiki Usui e DKM, DKM Tibetano, Raku e Nin Zi Gidá no Reiki Usui Tibetano.
4- Há diferentes Sintonizações de Reiki, mesmo nos sistemas mais tradicionais de Reiki Usui e Reiki Usui Tibetano.


a. Alguns elementos são comuns em todas elas e isto garante a pureza da sintonização.

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