Pesquisas sobre oração

OITO PONTOS DA VIDA PRAZEROSA
Fontes bibliográficas.

Tema 4: Prece e oração

Razão e Fé: estudo do grupo de oração como prática complementar na promoção à saúde
Vera Lúcia Siqueira,Enfermeira.

Dissertação (Mestrado em Assistência à Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.

http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14833
“Embora a atenção aos aspectos religiosos e espirituais não seja considerada um complemento terapêutico efetivo na assistência à saúde, pela maioria dos profissionais, a sua compreensão e prática podem democratizar saberes e relações, tirando, delas, aprendizados que tornem mais capazes a produção da saúde, ampliando a segurança e a confiança, desenvolvendo e aplicando tecnologias leves, que visam à promoção e à integralidade da atenção em saúde”

Um grupo de atenção a pessoas com diabetes e hipertensão: após três meses de reuniões semanais, os pacientes pediram a inclusão da prática de oração no grupo, o que aumentou a frequência e pontualidade nos encontros.

O acompanhamento apontou que a prática de orar contribuiu para a diminuição e mesmo eliminação da necessidade de medicamentos psiquiátricos -antidepressivos, hipnóticos, ansiolíticos- e anti-hipertensivos; bem como aumento de autoestima e do comportamento de autocuidado.

(ver Quadro 1 – distribuição dos entrevistados de acordo com o uso de medicação)

Religiosidade/Espiritualidade em Pacientes Oncológicos: Qualidade de Vida e Saúde.
Silvia Aparecida Fornazari, Renatha El Rafihi Ferreira

Departamento de Psicologia; Universidade Estadual de Londrina

http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n2/a08v26n2
“A perspectiva religiosa é uma estratégia de redução do estresse e melhoria da qualidade de vida das participantes; está associada a estratégias de enfrentamento ativo, planejamento, reinterpretação positiva e suporte social instrumental e emocional”

“De acordo com Moreira-Almeida e cols. (2006), a religiosidade/espiritualidade relacionada à saúde tem sido cada vez mais investigada e as evidências têm apontado para uma relação habitualmente positiva entre indicadores de envolvimento religioso e de saúde mental.”

Oração e cura – fato ou fantasia?
Roque Marcos Savioli*
Médico cardiologista e escritor.

Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP. Diretor da Unidade de Saúde Suplementar do INCOR e integrante da AssociationMedicaleInternational de Lourdes, França. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

http://www.andre.brochieri.nom.br/livros/trabalhos/16_Oracao_e_cura.pdf

 Artigo super extenso, mas em que o autor mostra a relação das estruturas do cérebro e comportamentos como meditar, orar… vale muito ler inteiro!
“Não é difícil entender que nossas emoções, nossos relacionamentos podem interagir com o nosso sistema imune.

Um grande número de estudos tem sido feito e demonstrado que existe uma relação entre o estado mental espiritual e o sistema imune. Estudou-se 90 recém casados que tiveram uma discussão entre si de 30 minutos.

Se havia um comportamento hostil entre eles, ocorria uma diminuição da atividade células imunológicas (…): Essas alterações são indicativas de baixa regulação do sitema imune. Havia, também, um aumento da pressão arterial desse grupo.

Esse estudo mostrou que a raiva e o ódio podem alterar o sistema imune e a pressão arterial.(…) Outros estudos,medindo os níveis de cortisol (hormônio do estresse), notaram significativa relação entre momentos de orações com níveis menores de pressão arterial.

Os resultados sugerem que estes indivíduos podem possuir mecanismos de adaptação ao estresse mais eficazes do que os não-praticantes.”

“Um estudo duplo cego randomizado de Randolph Byrd (1988) em pacientes que eram internados em uma Unidade de Terapia Intensiva por infarto agudo do miocárdio: os resultados mostraram um significativo efeito da oração, como cinco vezes menos uso de antibióticos, três vezes menos ocorrência de edema agudo dos pulmões, poucos pacientes necessitaram de entubação endotraqueal e houve número reduzido de mortes em relação ao grupo controle.(que não praticava a oração)”

ORAÇÃO: ELEMENTO DO CUIDADO NO CONTEXTO DA SAÚDE

Tiago Luan Labres de Freitas, Elaine Souza, Kátia Lilian SedrezCelich, Leoni Terezinha Zenevicz, TatianeGaffuri da Silva, Silvia Silva de Souza
Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó

https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/SEPE-UFFS/article/viewFile/2402/1743

“Alguns profissionais da saúde conseguem perceber as diversas unidades e multiplicidades dos seres. Neste sentido, valorizam a totalidade existencial dos indivíduos e as características culturalmente imbricadas, como as crenças, idéias e valores, que influenciam no seu processo de cuidar. Assim, a oração é um elemento utilizado na prática da assistência à saúde.”

O impacto da reabilitação aquática associada à oração no desempenho funcional de pacientes pós-acidente vascular encefálico

Lopes, Jaqueline; Fisioterapeuta. Rouze Lira, Mônica;Andrade Abdala, Gina; Enfermeira. Sarkis Oliveira, Alberto Manoel; Fisioterapeuta.

https://www.researchgate.net/profile/Gina_Abdala/publication/43070361_O_impacto_da_reabilitao_aqutica_associada__orao_no_desempenho_funcional_de_pacientes_ps-acidente_vascular_enceflico/links/0912f50cdce4a54711000000.pdf

“O estudo baseou-se em um ensaio clínico não randomizado realizado na Clínica Adventista da Bahia em 2008, com uma amostra de oito indivíduos acometidos por AVE.

Foram divididos em dois grupos e submetidos ao mesmo protocolo de tratamento, sendo que o grupo experimental participou de um momento de oração antes do tratamento.

Com relação ao desempenho funcional, o grupo experimental obteve melhores resultados (50% de ganho).

No quesito espiritualidade, observou-se que 100% da amostra gostariam que os profissionais de saúde orassem em seu favor.”

“MUITOS TÊM PESQUISADO SOBRE A INFLUÊNCIA DA ESPIRITUALIDADE SOBRE A SAÚDE FÍSICA. NO ENTANTO, NÃO SE PODE ESQUECER QUE A CIÊNCIA NÃO TEM, POR ENQUANTO, TODAS AS RESPOSTAS. ELA É LIMITADA PELO INTELECTO FINITO DO SER HUMANO E NÃO CONSEGUE EXPLICAR FENÔMENOS OU MANIFESTAÇÕES QUE TRANSCENDEM OS LIMITES DA MENTE HUMANA, COMO É O CASO DA ORAÇÃO”

A efetividade da prece na redução da ansiedade em pacientes com câncer*
Camila Csizmar Carvalho , Erika de Cássia Lopes Chaves , Denise Hollanda Iunes , Talita Prado Simão , Cristiane da Silva Marciano Grasselli , Cristiane Giffoni Braga
Revista da Escola de Enfermagem da USP

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342014000400684&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Objetivo: Avaliar o efeito da prece sobre a ansiedade de pacientes com câncer em tratamento quimioterápico.

Método: Estudo quase experimental com pré e pós-intervenção. Foram recrutados 20 pacientes internados em tratamento de quimioterapia endovenosa contínua.

Os voluntários foram avaliados por meio de entrevista, utilizando um questionário de características sociodemográficas, clínicas e espirituais, o Índice de Religiosidade da Universidade de Duke – DUREL e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado. Foram aferidos os sinais vitais e coletado o cortisol salivar.

A intervenção aplicada foi a prece e a coleta de dados ocorreu em três momentos: primeira coleta (basal), pré e pós-intervenção.

Resultados: Os dados encontrados entre as coletas pré e pós-intervenção revelaram diferenças estatisticamente significativas para o estado de ansiedade (p=<0,00), a pressão arterial (sistólica, p=0,00; diastólica, p=<0,00) e a frequência respiratória (p=0,04).Conclusão: A prece demonstrou ser uma estratégia eficiente na redução da ansiedade do paciente em tratamento de quimioterapia.

O impacto da espiritualidade na saúde física

Hélio Penna Guimarães; Álvaro Avezum
Médico-assistente da Divisão de Pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
Médico diretor da Divisão de Pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
Revista de Psiquiatria Clínica de São Paulo

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832007000700012&lang=pt

“Foram apresentados relevantes achados referentes às associações entre a espiritualidade/religiosidade e atividade imunológica, saúde mental, neoplasias, doenças cardiovasculares e mortalidade, além de aspectos de intervenção com uso de prece intercessória.

Há crescente acúmulo de evidências sobre a relação entre religiosidade/espiritualidade e saúde física, mas por essas evidências ainda não serem adequadamente robustas, este se constitui em promissor campo de investigação.”

“A influência da prece tem demonstrado potencial impacto sobre a saúde física, definindo-se como possível fator de prevenção ao desenvolvimento de doenças, na população previamente sadia, e eventual redução de óbito ou impacto de diversas doenças.

As evidências têm-se direcionado de forma mais robusta e consistente para o cenário de prevenção; estudos independentes, em sua maioria de grande número de voluntários e representativos da população, determinaram que a prática regular de atividades religiosas tem reduzido o risco de óbito em cerca de 30% e, após ajustes para fatores de confusão, em até 25%.”

Rezar se correlaciona com uma melhor qualidade de vida: resultados de um estudo sobre o uso de medicina alternativa/complementar por um grupo de pacientes oncológicos brasileiros.
Eliana Sueco TibanaSamano

Jornal de Medicina de São Paulo

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-31802004000200005&lng=pt&tlng=pt

“O tipo de medicina alternativa/complementar mais utilizado foi a oração individual (77,5%).

Encontramos associação significativa entre acreditar em medicina alternativa/complementar e a prática de orações (individual ou em grupo) com uma melhor qualidade de vida em relação à escala funcional (p = 0,001) e saúde global (p = 0,001).

A análise multivariada confirmou estes achados, mostrando que rezar e acreditar na medicina alternativa/complementar se correlacionam significativamente com uma melhor qualidade de vida nas escalas funcionais e de sintomas. “

Desenvolvimento, Hospedagem e Manutenção IBS WEB .'.