Entrevista com Sensei Mikao Usui

ÚNICA ENTREVISTA COM SENSEI MIKAO USUI
[trecho extraído de PETTER, Frank Arjava. Reiki: O Legado do Dr. Usui. Tradução de Ana Glaucia P. Ceciliato. São Paulo: Editora Ground. p. 19-26. 2002]

As seguintes perguntas sobre Reiki foram respondidas pelo próprio Dr. Usui. A data exata e o nome do entrevistador não são mencionados. De acordo com a data que aparece no texto, sabemos que deve ter sido entre 1922 e 1926, ano da morte do Dr. Usui. Como o texto original tem cerca de 75 anos e foi escrito em japonês antigo, tivemos de fazer pequenas alterações a fim de que ficasse mais compreensível. Minhas notas foram colocadas entre parênteses. Chetna e eu fizemos a tradução para o inglês.

MANUAL DO DR USUI

USUI REIKI RYOHO HIKKEI

MANUAL DO USUI REIKI RYOHO

Porque ensino este método (Reiki) publicamente- explicação do fundador, Mikao Usui

Desde tempos imemoriais, é comum alguém descobrir uma lei original, secreta, e guardá-la para si mesmo ou ensiná-la apenas a seus descendentes.

Tal segredo é então usado como segurança para a vida desses descendentes. (“ Descendentes”, aqui significa não apenas a própria família da pessoa, mas também seus alunos. “ Segurança para a vida” tem o sentido de assegurar o próprio futuro financeiro).

O segredo não é transmitido a pessoas estranhas. Entretanto, esse é um costume antiquado do século passado, e, portanto, superado.

Atualmente, a felicidade da humanidade baseia-se no trabalho conjunto e no desejo de progresso social.

É por este motivo que eu jamais permitiria que uma pessoa guardasse o Reiki apenas para si mesma!

Nosso Reiki Ryoho é algo absolutamente original e não pode ser comparado com qualquer outro caminho espiritual no mundo.

É por isso que eu gostaria de tornar este método disponível ao público para o bem estar da humanidade. Cada um de nós tem o potencial de receber um dom da divindade que resulte na unidade do corpo e da alma. Com o Reiki, um número muito grande de pessoas experimentará a benção do divino.

Antes de qualquer coisa, nosso Reiki Ryoho é uma terapia original construída sobre o poder espiritual do universo.

Por meio dele, o ser humano se tornará primeiro saudável e depois ampliará sua paz de espírito e alegria de viver.

Hoje precisamos melhorar e reestruturar nossa vida de modo a podermos libertar nossos semelhantes da doença e do sofrimento emocional.

É esta a razão pela qual ouso ensinar livremente este método em público.

 

O que é o Usui Reiki Ryoho?

Com gratidão, nós recebemos os princípios (os Cinco Princípios do Reiki) prescritos pelo Imperador Meiji e vivemos de acordo com eles.

A fim de alcançarmos o caminho (espiritual) adequado para a humanidade, precisamos viver conforme estes princípios. Isso significa que devemos, com a prática, aprender a aperfeiçoar nosso espírito e corpo. Para tanto, primeiro precisamos curar o espírito, depois, tornamos o corpo saudável. Quando nossa mente se encontra no caminho da honestidade e da seriedade, o corpo torna-se totalmente saudável por si mesmo. Então, o corpo e a mente tornam-se um e vivemos nossa vida em paz e alegria. Curamos a nós mesmos e curamos as enfermidades dos outros, intensificando e aumentando nossa própria felicidade, assim como a de outras pessoas. Esta é a marca do Usui Reiki Ryoho.

 

Usui Reiki Ryoho é o mesmo que hipnoterapia, kiai jutsu (concentração do “Ki” no abdome, emitindo-se um grito) ou shinko ryoho (terapia religiosa) etc.? é uma forma semelhante de terapia com um nome diferente?

Não. Não é similar às formas de terapia que você mencionou.

Após muitos anos de treinamento árduo, descobri um segredo espiritual: este (Reiki) é um método para libertar o corpo e a mente.

______________________________

Aqui é usada a palavra japonesa kokoro. Em muitas traduções do japonês, ela é traduzida erroneamente como “coração”. Entretanto, essa é apenas metade da verdade. Nas culturas ocidentais, dividimos o espírito humano em duas partes: coração e cabeça, emoções e pensamentos. O japonês não faz essa diferença e considera o coração e a cabeça como uma unidade em que os dois se fundem.

Esta unidade é chamada de kokoro. Desejo que minhas emoções e meus pensamentos estejam sempre integrados como um só! Esta maneira completamente diferente de experienciar o mundo e a si mesmo tem consequências de longo alcance: se, por exemplo, perguntarmos a um japonês o que ele pensa ou sente, provavelmente não obteremos uma resposta clara, porque os limites entre sentimento e pensamento não são claramente definidos. Na seção “Autêntico ou Nào”, tratarei das diferenças culturais.

 

É (o Reiki) um shinrei ryoho (método psíquico e espiritual de cura)?

Correto. Poderíamos chamá-lo de shinrei ryoho. Contudo, também seria possível dar-lhe o nome de terapia física, uma vez que a energia e a luz irradiam-se de todas as partes do corpo da pessoa que está ministrando o tratamento.

A energia e a luz irradiam-se principalmente dos olhos, da boca e das mãos do terapeuta. Ao mesmo tempo, a pessoa que ministra o tratamento fixa os olhos por dois ou três minutos nas partes afetadas do corpo, sopra-as ou massageia-as suavemente.

Dores de dente, de cabeça, de estômago, inchaço no peito, dores nos nervos, contusões, cortes, queimaduras e assim por diante, simplesmente se curam.

Entretanto, doenças crônicas não são facilmente tratadas. O fato, contudo, é que mesmo um único tratamento tem efeito (positivo) sobre uma doença crônica.

Pergunto-me como este fenômeno pode ser explicado pela ciência médica. Bem, a realidade é sempre mais impressionante do que a ficção jamais poderia ser. Se você pudesse ver os resultados (de um tratamento de Reiki), teria de concordar comigo. Mesmo uma pessoa que não queira acreditar nele não pode negar a realidade (o resultado, a verdade).

 

É necessário acreditar no Usui Reiki Ryoho para que ocorra uma cura?

Não, uma vez que ele (Usui Reiki Ryoho) é diferente de quaisquer outros métodos psíquicos de cura, psicoterapia e hipnoterapia.

Consentimento e fé não são necessários, uma vez que ele (o Reiki) não trabalha com sugestões. Não faz diferença o fato de a pessoa ser desconfiada ou recusar-se a acreditar nele. Por exemplo: o Reiki funciona tão bem com crianças como com pessoas seriamente enfermas e inconscientes.

De dez pessoas, talvez uma venha confiante (no sucesso da cura) na primeira vez. Mas após seu primeiro tratamento, a maioria das pessoas já sentirá o efeito (positivo) e sua confiança crescerá (por conta própria).

 

Que problemas de saúde podem ser curados com a ajuda do Usui Reiki Ryoho?

Todas as doenças, sejam elas causadas por fatores psicológicos ou físicos, podem ser curadas com o Usui Reiki Ryoho.

 

O Usui Reiki Ryoho cura apensas doenças?

Não, não cura apenas doenças do corpo físico. Pode também curar maus hábitos e distúrbios psicológicos como desespero, fraqueza (no sentido de fraqueza de caráter), covardia, dificuldade para tomar decisões e nervosismo.

Com isto (com a energia Reiki), o espírito (kokoro) torna-se semelhante a Deus ou Buda e nós desenvolvemos a meta de curarmos nossos semelhantes nesta vida. É assim (pela semelhança com Buda) que trazemos felicidade a nós e aos outros.

 

Como o Usui Reiki Ryoho cura?

Eu não fui iniciado neste método por nenhuma pessoa no universo. Também não precisei fazer esforço para adquirir poderes de cura supranormais (sddhis). Enquanto jejuava, entrei em contato com uma energia intensa e, de um modo misterioso, fui inspirado (recebi a energia Reiki). Tornou-se claro para mim que eu recebera a arte espiritual da cura. Embora eu seja o fundador deste método, acho difícil explicar isto de uma forma mais precisa. Médicos e estudiosos fazem pesquisas apaixonadas (neste campo), mas tem sido difícil (até agora) chegar a uma conclusão baseada na ciência medica. Vai chegar a hora em que (o Reiki) se encontrará com a ciência.

 

O Usui Reiki Ryoho usa medicamentos? Há algum tipo de efeito colateral?

Não usa nem medicamentos nem instrumentos. Usa somente o olhar, o sopro, batidas (leves) e toque (nas partes afetadas do corpo). É isso que cura as doenças.

 

Uma pessoa necessita de conhecimentos médicos para aplicar o Usui Reiki Ryoho?

Nosso ryoho (método de cura) é um método espiritual que vai além da ciência médica. Não é, portanto, baseado nela.

Quando você olha, sopra, toca ou bate levemente na parte afetada do corpo, alcança a meta desejada. Por exemplo: você toca a cabeça quando deseja tratar o cérebro, o abdome quando quer tratar o abdome e os olhos quando quiser tratar os olhos. Não se administram medicamentos amargos nem se usa moxibustão, e a pessoa ficará boa novamente dentro de pouco tempo. É por isso que este ryoho (método espiritual) é nossa criação original.

 

Como médicos renomados o vêem (o Usui Reiki Ryoho)?

As autoridades neste campo parecem (na avaliação do Usui Reiki Ryoho) ser muito justas. (Atualmente) médicos europeus muito conhecidos estão criticando as receitas de medicamentos. O Dr. Sem Nagai, da Universidade Médica de Teikoku, disse: “Nós, médicos, sabemos diagnosticar uma doença, registrá-la empiricamente e compreendê-la, mas não sabemos como tratá-la”.

O Dr. Kondo (outro médico) afirmou: “É uma arrogância dizer que a medicina moderna negligencia o equilíbrio espiritual (do paciente). Esta é sua grande desvantagem”. O Dr. Sakae

______________________________

A moxibustão, uma arte de cura empregada no Tibete, China e Japão, usa uma filosofia e uma técnica semelhantes às da acupuntura. Entretanto, nenhuma agulha é inserida no corpo, mas uma pequena quantidade de mogusa (erva moxa, um tipo de absinto) é queimada sobre certos meridianos e pontos de acupuntura, em sequencia e frequência específicas.

Hara disse: “É uma impertinência tratar um ser humano, que possui sabedoria espiritual, como um animal. Creio que podemos contar com uma grande revolução no campo da terapia no futuro”.

O Dr. Rokura Kuga afirmou: “É um fato que não-médicos (terapeutas) têm aplicado uma série de terapias, como a psicoterapia, com um grau de sucesso que não foi atingido nem mesmo pelas faculdades de medicina, porque esses terapeutas incluem o caráter, os sintomas pessoais do paciente e muitos métodos diferentes (de cura) em seus tratamentos.

“Se eles (os médicos associados a faculdades de medicina) rejeitarem cegamente os terapeutas e psicoterapeutas (que não são associados) e tentarem impedi-los de realizar seu trabalho, estariam demonstrando uma mentalidade muito fechada”.

 

O que o governo pensa disso (do Usui Reiki Ryoho)?

No dia 6 de fevereiro do décimo primeiro ano do período Taisho (1922), o representante Teiji Matsushita fez a seguinte pergunta na reunião do Parlamento Federal para tratar do orçamento: “Qual a posição do governo sobre terapeutas que atualmente praticam psicoterapia e terapia espiritual (como o da Usui Reiki Ryoho) sem licença (médica)?”.

O Sr. Ushio, do comitê do governo, respondeu o seguinte: “A hipnoterapia e similares (formas semelhantes de terapia) foram julgadas como formas nocivas de terapia há mais de dez anos, mas hoje têm sido mais intensamente pesquisadas e aplicadas com eficácia na psiquiatria. É difícil resolver todas as enfermidades humanas sem medicamentos. Os médicos seguem certos caminhos, que se baseiam em princípios científicos, a fim de curar as doenças. O uso do toque e da eletroterapia para combater doenças não faz parte dos métodos de cura da faculdade de medicina”.

É por esse motivo que o Usui Reiki Ryoho não está sujeito nem às leis que se aplicam à faculdade de medicina nem às que se referem à acupuntura e moxibustão.

Neste tipo de terapia, as habilidades espirituais de cura são dadas apenas às pessoas que se desenvolveram espiritualmente a partir do seu nascimento. Não creio que alguém possa aprender isso. Ou o senhor acha que sim?

Não, não.

Todos os serem humanos em quem a vida sopra receberam, como dádiva, a habilidade espiritual de curar-se. O mesmo se aplica às plantas, aos animais, aos peixes e aos insetos.

Os seres humanos, porém, que representam o ponto culminante da Criação, têm o maior poder. O Usui Reiki Ryoho apareceu no mundo para tornar isto (o poder dado aos seres humanos em seu caminho) utilizável.

______________________________

Nihon Iji Shinpo” (diário médico com o título de Notícias Japonesas sobre a Medicina

Em japonês, uma pergunta que alguém deseja responder com “sim” é as vezes respondida com “não”. Essa é uma sutileza da língua.

 

Qualquer pessoa pode ser iniciada no Usui Reiki Ryoho?

Naturalmente. Homens e mulheres, idosos e jovens, médicos e pessoas sem cultura que vivem de acordo com os princípios morais, podem certamente aprender em pouco tempo a curar-se e curar outras pessoas. Até hoje, já iniciei mais de mil pessoas, e nenhuma delas deixou de alcançar o resultado desejado. Todos, mesmo os que acabaram de aprender o Shoden (Nível 1), aparentemente receberam a habilidade de curar doenças. Se pensarmos a respeito, parece muito estranho que possamos aprender a curar em tão pouco tempo, pois é a coisa mais difícil (do mundo) para os seres humanos. Até eu acho isso incrível. Esta é a característica de nosso método de cura espiritual; podermos aprender algo tão difícil de um modo tão simples.

 

Com ele (o Usui Reiki Ryoho) outras pessoas podem ser curadas. Mas e a própria pessoa? Pode uma pessoa também curar seus próprios distúrbios de saúde?

Se não podemos curar nossas próprias doenças, como poderemos curar os outros?

 

O que precisa ser feito para aprender o Okuden (Nível 2)?

O Okuden consiste em um número de métodos (de cura): Hatsuleiho, (leves) pancadinhas, batidinhas, pressão com as mãos, cura à distância, cura de hábitos (cura mental), e assim por diante. Primeiro aprenda o Shoden, e quando me trouxer (a mim, o professor) bons resultados, comportar-se adequada, honesta e moralmente, demonstrando entusiasmo (pelo Reiki), então será iniciado (no Okuden).

Há mais ainda (para ser aprendido) no Reiki Ryoho do que o Okuden?
Há (ainda) Shinpiden (o nível mais alto).

A entrevista acaba aqui.

PETTER, Frank Arjava. Reiki: O Legado do Dr. Usui. Tradução de Ana Glaucia P. Ceciliato. São Paulo: Editora Ground. 2002

Desenvolvimento, Hospedagem e Manutenção Site 7 Dias .'.