Os 5 princípios do REIKI

SHOUFUKU NO HÍHOO

O método secreto para convidar a felicidade

SHOUFUKU NO HÍHOO

A medicina espiritual para todas as enfermidades do corpo e da mente

KYO DAKE WA

Somente por hoje

IKARU-NA

Não se zangue

SHÍNPAI SUNA

Não se preocupe

KANSHA SHÍTE

Seja grato

GYO HAGE ME

Cumpre os seus deveres

HITO NÍ SHÍNSETSU NÍ

Seja gentil com todos os seres

ASA YUU GASSHO SHÍTE KOKORO NÍ NENJÍ, KUCHÍ NÍ TONAEYO

Todas as manhãs e todas as noites sente-se na posição gassho e repita estas palavras em voz alta e em seu coração.

SHÍN SHÍN KAÍZEN. USUI REIKI RHYOHO

Para a melhoria do corpo e da alma. Usui Reiki Ryoho

CHOSSO USUÍ MIKAO

O fundador Mikao Usui

 

Este Método da forma como foi elaborado por Sensei Mikao traz muitas informações e trabalhos subliminares. Vamos abordando um a um:

1- A palavra Método indica uma receita. Ela tem em si uma ciência. Se fizer a+b+c= felicidade. Pode-se, portanto, ser considerado um Método Científico para alcançar a felicidade.

2- Os Princípios:

KYO DAKE WA
IKARU-NA
SHÍNPAI SUNA
KANSHA SHÍTE
GYO HAGE ME
HITO NÍ SHÍNSETSU NÍ)

Formam um Kotodama. Um Kotodama é composto por palavras de Poder. Os princípios são um dos três kotodamas do REIKI. À época de Sensei Usui, no Japão, eles utilizam ainda um kotodama para a cura dos hábitos (Sei Heki Chiryo) e um Kotodama para a Iniciação. No ocidente somente o Kotodama dos Princípios é utilizado e mesmo este, por algumas escolas apenas.

O Oriental conhece o poder das palavras. Palavras de poder juntas formam uma Ordem do Espírito e ressoam em nossa alma. Por isto os Princípios são preconizados no Imperativo. Uma recodificação do nosso mental e comportamental através de nossa alma.

3- Analisando-se cada um dos componentes deste Princípios temos:

a. KYO DAKE WA- Somente por Hoje. O foco está no presente. Viver cada dia. Viver o agora. Suprir e trabalhar-se todos os dias e a cada dia, traz ritmo, alimento ao estilo de vida. Foco.

b. IKARU-NA e SHÍNPAI SUNA- Em princípio podíamos pensar que Sensei preconiza não se conectar a estes sentimentos por considerá-los negativos. Esta é a base em muitas correntes budistas. Entretanto, Sensei vai além. O próximo princípio KANSHA SHITE aparece como o caminho para se atingir os dois primeiros. Não se trata apenas de não sentir raiva ou não se preocupar, mas em mudar estes sentimentos através do coração, focado no exercício da gratidão consciente.

Assim, O Imperador Menji indica a fórmula para preencher o corpo emocional e o mental: Olhar para o que há de bom em sua vida e caminho, pelo qual você pode ser eternamente grato. Preenche o coração. Magnetizar a Graça para sua vida. E, por fim mudar o foco de seu olhar sobre coisas que não estão funcionando para as bênçãos em sua existência.

Não se trata apenas de negar e ignorar a raiva ou a preocupação, mas de treinar o coração e o olhar de tal forma (sendo grato) que estes sentimentos não cheguem até você. E se chegarem, percebê-los sim, senti-los sim, mas mudar o foco do olhar e ver além, se possível sendo grato até pelo que te fere e ocupa sua mente. Com isto o positivo se instala e você pró-age na vida ao invés de reagir a ela.

c. GYO HAGUE ME- cumprir seus deveres refere-se não apenas ao campo de seu trabalho, mas também ao de suas obrigações, responsabilidades e missão de vida, progredindo espiritualmente através delas. Viver com a sensação dos deveres cumpridos traz paz de espírito e deleite na certeza de ter feito o que precisava fazer. Observe que este é o quarto princípio. Isto significa que é consequência natural e traz a leveza de quem vive já na graça, em sentimentos mais elevados. Cumprir os deveres passa a ser uma pró-ação na vida e não obrigação.

d. HITO NI SHINSETSU NI- espelha o resultado de vivenciar os quatro princípios anteriores. Se estamos no momento presente, vivendo o dia a dia, coração e mente focados em agradecer e se alegrar, cumprindo nossos deveres em leveza e gratidão, crescendo através disto, muito natural se torna o ser gentil e bondoso para com todos.

Não porque isto se faz necessário, mas porque isto faz parte do que você é e em que você vibra. Pró-agindo na vida em retidão e gratidão, sentimentos elevados, sua vibração contagia por onde passar e constrói o mundo feliz e leve em que desejamos viver viver.

Observemos que os princípios se somam num crescendo de consequências. Se fizer o princípio A, consegue seguir para o B, que por sua vez alcançado segue para o C, etc. Assim, o princípio dois implica o princípio 1 em sucesso, o três constrói o 1 e 2, o quarto princípio é natural consequência dos três primeiros e o quinto o resultado da fórmula mágica.


Mas o Método para alcançar a felicidade não se limita a vivenciar e seguir os princípios. Traz ainda alguns outros ingredientes. Pensemos neles:

1- TODAS AS MANHÃS E TODAS AS NOITES SENTE-SE NA POSIÇÃO GASSHO- nesta recomendação temos dois diferentes componentes:

a. Todas as manhãs e todas as noites- Preconiza o ritmo. Nada se constrói sem ritmo e sem alimento. Ritmo permite alimentar o sistema e o novo padrão até que ele se torne algo natural em nossa forma de viver. Como ir à academia. Não se cria músculos apenas indo uma vez por semana. É o ritmo e alimento constante quem traz os resultados.

b. Sente-se na posição Gassho- A posição Gassho possibilita ao nosso sistema, dentre outras coisas, o equilibra entre os dois lados do cérebro, a união entre coração e mente e equilibra os cinco elementos em nosso sistema.

c. Assim, por duas vezes ao dia, nos sentamos relaxadamente, focamos no que estamos construindo e damos os comandos ao nosso sistema através do equilíbrio dos dois lados do cérebro.

2- REPITA ESTAS PALAVRAS EM VOZ ALTA E EM SEU CORAÇÃO- novamente duas importantes informações:

a. Repetir em voz alta possibilita ao cérebro e as células escutarem o comando dado por um sistema em equilíbrio e harmonia (consequência da posição Gassho). O cérebro é um computador. Recebe um programa e o realiza. Por outro lado, pesquisas comprovam que nossas células escutam e reagem ao que escutam (leia Bruce Lipton em Biologia da Crença). Pesquisas em neurociência comprovam que o cérebro é elástico e se modifica segundo as informações que recebe. Comprovam ainda que esta mudança de atitude leva até seis meses para substituir comandos anteriores e se tornar um comando natural e já absorvido pelos sistemas (motivo de a cada dia sentar duas vezes). A voz manifesta e torna concreto as ideias e sentimentos. “No princípio era o verbo.” O pensamento é mente, voz traz emoção e sentimento. Através da voz o pensamento toma forma e ancora na matéria.

b. Pesquisas realizadas pelo Institute os Heartmath e Instituto de Pesquisa Fels comprovam que um comando dado pelo cérebro nem sempre são obedecido pelo coração, mas que um comando que parte do coração é imediatamente obedecido pelo cérebro. O campo eletromagnético do coração é cinco mil vezes mais fortes do que o campo eletromagnético do cérebro.

c. Ainda o Instituto de Pesquisa Fels descobriu que a batida rítmica do coração dispara impulsos neurais que influenciam os centros mais altos do cérebro e governam o processamento emocional. Desta forma, falar de coração fortalece os comandos preconizados pelos Princípios, influenciando positivamente o comportamento da pessoa.

d. Ainda, ao unir mente e coração, a intuição é ativada e cria soluções não lineares.

e. Unir coração e mente coloca o manifesto em harmonia e real em todos os níveis do ser.

Vale, por fim, relembrar, que este Método para Convidar a Felicidade não foi criado por Sensei Mikao, mas sim, preconizado pelo Imperador Menji- um ser reconhecido como ser iluminado até pelo ocidente. Foi trazido para o REIKI porque se tratava de um método de cura em todos os níveis do ser; físico, emocional, mental, espiritual. Segundo Sensei Mikao:

“Com isto (com a energia REIKI), o espírito (kokoro) torna-se semelhante a Deus ou Buda e nós desenvolvemos a meta de curarmos nossos semelhantes nesta vida. É assim (pela semelhança com Buda) que trazemos felicidade a nós e aos outros.

Desenvolvimento, Hospedagem e Manutenção Site 7 Dias .'.