Jikiden Reiki

Jikiden Reiki

Jikiden Reiki é o nome da linhagem de Reiki, que ainda existe no Japão, e cujo instituto, hoje, está sob a presidência de TadaoYamaguchi.

Quando o Reiki chegou ao ocidente, ele veio com algumas informações distorcidas a respeito de Mikao, de forma a que pudesse ser aceito pelos ocidentais, que àquela época não aceitavam nada vindo do oriente. Alguns dos Mestres mais renomados dos EUA foram então testar algumas informações a esse respeito e descobriram que a história do Reiki era um pouco diferente daquela que conhecíamos. As buscas pela verdade continuaram por muitos anos. Frank Arjava , um desses mestres, um alemão, era casado com uma japonesa e terminou se mudando e vivendo no Japão por 15 anos. Lá, continuou suas buscas pela verdade de forma incessante. Tentou ser recebido pela UsuiRyohoGakkai, o que não conseguiu, uma vez que eles não recebem reikianos ocidentais, pois segundo eles, não seguimos a pureza da forma, mas terminou tendo acesso, por insistência, com a Srakoyama, uma das presidentes da Associação. SraKoyama o aconselhou a procurar as informações em certos lugares e para lá Frank se dirigiu, terminando por ter acesso a muitas informações. Não por acaso, um dos seus alunos, numa festa , foi apresentado ao SrTadao. Quando Tadao viu no cartão de visita desse aluno, que ele era terapeuta de Reiki, informou que sua mãe , a SraChiokoYamaguchi era terapeuta de Reiki há 75 anos e que fora aluna de DrHayashi. Prontamente este aluno informou o fato a Frank, que foi conhecer a SraChioko e a convenceu a recebê-lo como aluno de reiki, ele e alguns outros mestres ocidentais. SraChioko, depois de uma certa resistência –uma vez que hoje em dia a prática de Reiki no Japão, por quem não é médico, é proibida– cedeu ao pedido e assim recebeu como alunos vários mestres de reiki ocidentais, dentre eles: Wiliam Lee Hand, Walter Lubeck, Frank Arjava , e outros.

Desta forma, chegaram ao conhecimento do ocidente várias informações sobre o uso da energia Reiki, sua forma de tratar, sobre Mikao, etc. Estes Mestres iniciaram sua formação nessa prática, segundo a metodologia ensinada por Hayashi, desde o reiki I novamente, uma vez que a forma de uso da energia era bastante diferente da praticada pelo ocidente. Após cerca de cinco anos, a SraYamaguchi faleceu, deixando como sucessor , seu filho Tadao. Antes de falecer, já havia ficado claro, tanto para a SraYamaguchi, como para o Tadao , a necessidade de se difundir e expandir estes conhecimentos e esta forma de tratar. Foi assim que foi criado, em 1999, o Jikiden Reiki Institute, visando o ensino do Jikiden Reiki.

Jikiden, um termo comum no Japão, significa: diretamente transmitido por um professor. Nesse caso, o professor era Hayashi. Este é o nome do Instituto, uma vez que se tenta transmitir os ensinamentos tal como foi passado por DrHayashi a SraChioko.
Segundo Tadao, o fato de o uso da energia Reiki diferir entre o Japão e o ocidente, não significa que a forma ocidental é melhor ou pior que a oriental, é apenas diferente. Entretanto, algumas noções importantes do reiki original foram esquecidas, enquanto outras foram acrescentadas. Ttalvez por que se o reiki chegasse entre nós com a rigidez com que era ensinado, ele não tivesse sobrevivido ou se expandido como ocorreu.

Desenvolvimento, Hospedagem e Manutenção Por: IBS WEB .'.