Existe uma boa razão para Sensei Mikao Usui ter escolhido o Kanji da palavra Reiki. Se entendermos o que ela significa podemos entender melhor o que REIKI significa. Na época de Sensei Mikao, o significado da palavra REIKI era diferente do significado de hoje em dia, fruto da reforma ortográfica no Japão há alguns anos atrás. Originalmente, esta palavra significava energia espiritual, alma. Hoje, a palavra REIKI é relacionada com algo oculto. Então, atualmente, para aqueles que não conhecem o Kanji antigo, o REIKI é visto, no Japão, com reservas, pois no kanji contemporâneo o correspondente a REI significa fantasma.
A palavra REIKI é composta de duas partes, REI + KI, que por sua vez são compostas de três e duas partes correspondentemente.
O kanji da palavra REI é dividido em três partes:
A primeira parte, AME, significa chuva, que no Japão denota bênçãos cósmicas, a benção do Universo vinda para nós. O Japão é uma terra com vulcão ainda ativo e as cinzas deste vulcão, misturadas com a chuva, geram fertilidade e permitem que haja produção e que haja vida. Para o povo japonês, a chuva faz com que a energia cósmica desça. Eles acreditam que os deuses vivem no céu, então, tudo que existe entre a terra e o céu carrega a mensagem dos deuses. Assim, neste contexto, este kanji significa bênçãos divinas, alimento de Deus, energia cósmica, alma, espírito, energia onisciente e onipresente.
O segundo componente da palavra REIKI são os três quadradinhos, , e este caractere é uma simplificação de algo mais complexo que quer dizer container ou corpo humano e o nome japonês para isso é UTSUWA. No contexto da palavra REIKI ele significa corpo humano, onde cada quadrado simboliza a conexão entre o céu e a terra. Segundo este kanji, as bênçãos cósmicas ou a energia do espírito, entram no corpo humano que é o receptáculo, sob uma condição.
Esta condição está representada pelo terceiro kanji em japonês, , que significa MIKO, que é também uma simplificação de outro kanji, que quer dizer médium, shamã feminina. No xintoísmo, que teve forte influência sobre o REIKIi, os shamãs são mulheres, sendo que o MIKO é o ideal espiritual japonês. Para eles, é alguém do sexo feminino, jovem, que entende a linguagem dos deuses. Então, a xamã está apta a traduzir o que os deuses dizem.
Neste terceiro kanji, há , que quer dizer humano. Por haverem dois no kanji, então são dois humanos. Ter o kanji referente a dois humanos num mesmo contexto, lado a lado, traz a informação de ser humano em perfeito equilíbrio, Yin e Yang em equilíbrio total, um ser humano integral.
O traço de cima quer dizer céu e o de baixo, quer dizer terra. Entre o céu e a terra há duas pessoas representando o Yin e o Yang completamente balanceados. Então, na palavra MIKO, você traz o balanceamento do Yin e do Yang e a conexão com o céu e a terra representados pelos traços vertical. Quando isso se dá, seu corpo se torna um receptáculo para a energia cósmica. Esta é a natureza do ser humano: o corpo é o recipiente para a energia cósmica.
O conjunto desses três kanjis gera , que é o kanji da palavra REI, que significa espírito, alma. Hoje, este kanji pode ter outros significados, tais como, espírito, alma, atmosfera, fantasma, humor, oculto, mas na época de Sensei Mikao, o kanji significava alma, espírito.
O segundo caractere é o correspondente para a palavra KI e é composto de duas partes:
A primeira parte, , significa vapor, vapor muito frequente. É usado para explicar algo que é carregado, como exemplificando que a energia era carregada pelo ar. O vapor é o receptáculo de algo mais, no caso do REIKI, da energia. O japonês diz que a energia é carregada pelo ar. Mostra ainda a informação de algo sutil, que se expande e permeia todas as coisas. Algumas literaturas explicam este kanji, neste contexto, ainda, como chuva novamente, mas simbolizando algo que vem e que desce sobre o indivíduo e se expande para todos os lados.
O segundo traço, , vem de outro caractere mais complexo, KOME, que significa arroz. Para o japonês arroz é um símbolo de poder, abundância.
A palavra KI é muito frequente no Japão. Pensamos que o KI é inalcançável, mas para o japonês, o KI está em todos os lugares. A palavra energia está em várias palavras japonesas, sendo bastante comum. Assim a palavra REIKI, na época de Mikao, significava alma ou espírito e energia, energia da alma, do espírito.
Juntando os caracteres do kanji REI com os caracteres do kanji KI, temos a seguinte ideia: Todo ser humano que estiver em perfeito equilíbrio, conectado com o céu e com a terra, pode entender, e receber as bênçãos divinas em seu corpo e fazê-las jorrar e expandir sobre o outro, gerando abundância.
Na cultura xintoísta, cada ser tem uma alma, que foi dada por Deus. Assim, foi criado o REIJU (REI + JU), que quer dizer sintonização. REIJU tem o mesmo caractere da palavra REIKI e foi criado para “dar” (no sentido de reconectar) a alma à pessoa. Da mesma forma, esta ideia é reiterada nos símbolos do REIKI. Desta forma, quando fazemos REIKI em alguém, estamos nós mesmos reconectados à nossa alma, ao nosso Espírito e ajudamos as pessoas a se reconectarem ao propósito original da vida, a voltar para o padrão original de sua criação.
Assim entendendo, ao trabalhar com o REIKI, não estamos trabalhando com algo fora de nós, ou com energia canalizada. Estamos sim, trabalhando com aquela parte de nós que é imagem e semelhança com a fonte, a energia de nosso Espírito. Reconectados com nossa alma e Espírito, através da Sintonização, ao trabalharmos com o REIKI estamos trazendo a energia diretamente do Espírito e não de nosso campo físico.
Segundo Sensei Mikao Usui em sua entrevista:
“Com isto (com a energia REIKI), o espírito (kokoro) torna-se semelhante a Deus ou Buda e nós desenvolvemos a meta de curarmos nossos semelhantes nesta vida. É assim (pela semelhança com Buda) que trazemos felicidade a nós e aos outros.”